Depois de vencer a categoria Nacional no Campeonato Brasileiro de Motocross no sábado, em Interlagos, na capital paulista, Ismael Rojas (Assis-SP) venceu todas as baterias que participou na Copa Paulista de Motocross, conferência Oeste, em Cruzália.
A prova que Rojas teve mais dificuldade para ganhar foi a principal do dia, a categoria Elite. Ele largou em quinto, foi ultrapassando os adversários na primeira volta, até chegar em Renan Goto (Tupã-SP) na segunda volta e ultrapassá-lo. Depois administrou a distância e venceu. Goto foi o segundo. A disputa do terceiro e quarto lugares durou toda a prova. Geovane dos Santos (Pompéia-SP), João Marcos Pavan (Jacarezinho-PR) e Leandro Serrano (Ibaiti-PR) brigaram pelas posições. Pavan estava em quinto e aproveitou as oportunidades para ultrapassar Serrano e Geovane e terminou em terceiro. Já Serrano teve que brigar até a última volta para conseguir a quarta posição de Giovane em manobra arrojada. O piloto de Pompéia terminou em quinto.
Nas outras provas. Rojas venceu de ponta a ponta. Na Nacional Elite, o campeão brasileiro fez dobradinha com o irmão Jonatas Rojas (Santo Antonio da Platina-SP). Wiliian Ferreira, (Assis-SP) fez boa prova depois de cair nos treinos e terminou em terceiro. Felipe do Vale (Cruzália-SP) aproveitou a torcida, ultrapassou na última volta Igor Nascimento (Assis-SP) e terminou em quarto, com Nascimento completando o pódio.
Rojas também venceu a Nacional 1 com tranqüilidade, mas não teve o irmão na dobradinha. Fabio Brito (Santo Antonio da Platina-PR) se colocou entre os dois e terminou em segundo, com Jonatas logo na sequência. Já Felipe do Vale também ficou com em quarto nesta prova e Igor Gusmão (Bandeirantes-PR) fechou os cinco primeiros.
Outra prova que Rojas venceu foi a MX1. Nesta ele andou tranqüilo e abriu grande distância para o segundo colocado, Leandro Serrano. Geovane dos Santos foi o terceiro. Victor Mantovani (Manduri-SP) largou bem, mas teve problemas e terminou em quarto, com Igor Lisbart (Tarumã-SP), em quinto.
E Rojas também venceu a MX3, para pilotos acima de 30 anos. Serrano também terminou em segundo mas teve trabalho para manter a posição contra Adriano Gelli (Tupã-SP) que levou a bandeirada em terceiro. Fabio Brito terminou em quarto e Jeverson Camiloti (Santo Antonio da Platina-PR) fez prova de recuperação e fechou o pódio.
Quando tirou Rojas, Serrano andou com velocidade e venceu a MX4, para pilotos acima de 40 anos, sempre pressionado por Gelli, que levou a bandeirada na sequência. Fabio Brito foi e terceiro. Alcir Franco começou pressionando os primeiros mas diminuiu o ritmo e finalizou a prova em quarto, seguido de Ezequias dos Santos (Cambé-PR).
Quando tirou Serrano, vitória para Gelli na 4.5. Mas nesta prova, Camiloti andou na frente a maior parte da prova mas não agüentou o ritmo e foi ultrapassado por Gelli no final da prova e terminou em segundo. Geronimo Junior (Bauru-SP) agüentou a pressão de Junior Feitosa (Maracaju-MS) e manteve o terceiro lugar até o fim. Alcir Franco completou os cinco primeiro.
Entre os mais experientes, Alcir Franco é o piloto a ser batido. Ele fez um belo duelo com Junior Feitosa, ultrapassou o adversário no meio da prova e venceu a MX5, com Feitosa em segundo. Ezequias melhorou seu rendimento e terminou em terceiro, com Izaias Rojas (Assis-SP) em quarto e Luiz Moura (Piraju-SP) em quinto.
No sábado, Alcir Franco já tinha levado a melhor na MX5.5, as lendas do Motocross. Nesta Irineu Minato (Cornélio Procópio-PR) foi o segundo. Dickson Ferreira (Lins-SP) foi o terceiro. Rodinei Martins (Cornélio Procópio-PR) em quarto. E Claudinei Pallazio (Cornélio Procópio-PR) ficou em quinto.
Voltando as Nacionais, só que para pilotos acima de 35 anos, Fabio Brito foi o melhor e venceu. Danilo Silva (Tupã) chegou a ameaçar a posição de Fabio, mas não foi suficiente e terminou em segundo. Isaias Rojas chegou em terceiro. Beneval da Silva (Cambé-PR) chegou em quarto, sempre pressionado pelo prefeito da casa, Arildo Moro, que fechou os cinco primeiros.
Tirou Rojas, Renan Goto venceu a MX2 com grande vantagem para João Marcos Pavan. Victor Mantovani fez boa prova e finalizou em terceiro. Os pilotos de Rancho Alegre fizeram um bom duelo pelo quarto e quinto lugar. Gustavo Andrade terminou em quarto e Nathan Fontana fechou os cinco primeiros, deixando Josimar Fontana fora do pódio. Na Junior A, que andou com a MX2, vitória para João de Aquino (Tarumã-SP).
Na prova para os pilotos intermediários. Josimar Fontana andou bem e venceu, com Giberto de Souza (Pedrinhas Paulista-SP) em segundo. Adenilson de Souza (Ocauçú-SP) em terceiro. Henrique Caetano (Rancharia-SP) em quarto. E Murilo Trebesquim (Rancharia-SP) em quinto.
Na nacional Intermediária, a MXN2, José Ricardo Reis (Assis-SP) andou bem a frente dos adversários e venceu. Gabriel Dias (Cândido Mota-SP) terminou em segundo. Alfredo Machado (Ocauçú-SP) ultrapassou Paulo Valias (Bandeirantes-PR) e terminou em terceiro, com Paulo logo na sequência. E Gilson Bovolenta (Cândido Mota-SP) fechou o pódio.
José Ricardo também venceu com facilidade a Junior B, com João de Aquino em segundo. Alfredo Machado foi o terceiro. Arthur Cobos, ficou com o quarto lugar. E Gustavo Ishii (Presidente Prudente-SP) fechou os cinco primeiros.
No sábado, as mulheres fizeram o seu show. Lorena Espinossa (Presidente Prudente-SP) venceu dando uma volta na sua principal oponente Evelyn Moro (Cruzalia-SP). Caroline Sugi (Bauru-SP) ficou com o terceiro lugar. Daiane Veri (Marilia-SP) comemorou muito o seu quarto lugar, seguido por Nilce Campos (Itaporanga-SP)
Entre os pequenos das Mini Motos. Thomas de Aquino (Tarumã-SP) largou atrás, ultrapassou os adversários e chegou em primeiro, com Gabriel Sugi (Bauru-SP) em segundo. Cesar Santos ficou em terceiro. E Igor Baravieira (Bauru-SP) fechou os quatro primeiros. Thomaz de Aquino também levou a melhor na 50cc.
A prefeitura de Cruzália e o prefeito Arildo Moro fizeram um ótimo trabalho com três tratores e Caminhão Pipa disponível para manutenção da pista, atendimento médico com várias ambulâncias a disposição e grande estrutura para o público. A Organização da Copa Paulista de Motocross é a SMS Cross.
A próxima etapa da Conferência Oeste da Copa Paulista de Motocross está marcada para 9 e 10 de julho, em Assis, junto com a festa do peão da cidade.